A pinça magnética é um produto que facilita as atividades industriais e protege os trabalhadores!
Uma das principais preocupações em atividades industriais é o risco de acidentes envolvendo colaboradores no exercício de suas tarefas.
Por mais que os processos industriais evoluam, adquirindo cada vez maior performance em automação, eficiência, produtividade, redução de desperdícios e custos, inclusive em segurança, sempre há situações em que a integridade física e a saúde dos colaboradores esteja em risco.
É por isso que existe uma legislação específica relativa à segurança no trabalho, que impõe o fornecimento, pela empresa, de equipamentos de proteção individual.
Esses equipamentos vão de placas de sinalização a luvas, capacetes, botas, óculos e aventais, visando proteção contra fragmentos, contaminação biológica, quedas e outros acidentes, de acordo com a atividade.
Há todo interesse da empresa em manter seus colaboradores distantes de máquinas de corre, repuxo e prensas, que representam risco de acidentes, em que pese todas as medidas de segurança tomadas.
O afastamento de um funcionário por acidente de trabalho acarreta um custo enorme para a empresa, que vai muito além das eventuais penalizações trabalhistas.
A ausência de um colaborador treinado para as tarefas que desempenha implica em custo de contratação e treinamento de um novo funcionário, o que pode acarretar perda temporária de produtividade no setor. Sem contar com o risco de não adaptação do novo colaborador, que é o pior dos quadros.
Nesse aspecto, todos os cuidados devem ser tomados para proteger a integridade física do trabalhador.
O que é pinça magnética?
A pinça magnética é uma ferramenta de fácil manuseio, que auxilia trabalhadores no manuseio de pequenos corpos metálicos, evitando o contato manual e mitigando o risco de acidentes de trabalho.
É dotada de um cabo de madeira, fixado a uma estrutura de aço carbono, com ímãs de neodímio na ponta, e um gatilho de acionamento do campo magnético.
A ponta da pinça magnética serve para pinçar esses objetos ferrosos e movimentá-los a distância, ajudando a preservar a segurança física dos colaboradores encarregados das referidas tarefas.
Por isso, esse equipamento é também chamado de “pinça magnética de segurança”.
Aplicações
- Ferramentarias;
- Unidades de usinagem;
- Estamparias;
- Oficinas mecânicas;
- Metalurgia;
- Outros.