Ímã Samário Cobalto

Os ímãs de samário cobalto estão no topo da pirâmide em termos de recomendação e relação custo-benefício.

O processo produtivo do ímã de samário cobalto inclui submissão aos mais rígidos padrões internacionais de qualidade, estando esse processo sujeito a inspeções.

Devido ao padrão de qualidade e desempenho mais elevado, esse tipo de ímã possui também um preço mais caro que os demais.

Apesar disso, o material possui alto poder anticorrosivo, de modo que não recebe revestimentos em seu processo de fabricação.

Outro atributo dos ímãs de samário cobalto é a sua formidável resistência a altas temperaturas, podendo trabalhar em ambientes com até 350ºC sem apresentar variação significativa de sua força magnética.

É preciso atentar, no entanto, que se trata de um material vulnerável a influências como: impactos, tensão, cisalhamento e fricção.

Assim como os ímãs de neodímio, podem causar acidentes graves em caso de quebra, o que requer um processo de compra consultivo, com todo apoio de especialistas, levando em conta o tipo de aplicação a que se destina a aquisição.

Como é produzido o ímã de Samário-Cobalto?

Como já diz o próprio nome, o ímã de samário cobalto é produto de uma composição que reúne esses dois metais.

Pode ser submetido a dois diferentes processos de fabricação: moldagem ou sinterização.

A força energética é mais elevada na medida em que aumenta a participação do cobalto na composição. A composição Sm2Co17 é a que possui maior força energética.

O processo produtivo passa por um longo processo, que inclui fusão em forno de indução, moagem, prensagem e sinterização ou moldagem.

Esses processos são seguidos da usinagem, galvanização e magnetização, até a produção dos itens em seus respectivos formatos (cilíndrico e bloco) e performances magnéticas.

Aplicações do Ímã Samário Cobalto

Apesar de suas propriedades, o preço mais alto faz com que os ímãs de samário-cobalto sejam utilizados de forma restrita, principalmente em aplicações que exigem esse maior desempenho.

Algumas aplicações são:

  • Turbinas e motores elétricos de alto desempenho;
  • Equipamentos que trabalham sujeitos a temperaturas extremamente altas mantendo o desempenho magnético;
  • Aceleradores de partículas;
  • Aparelhos de ressonância magnética;
  • Acoplamentos magnéticos;
  • Geradores de pequeno porte;
  • Medidores de energia elétrica;
  • Tacógrafos;
  • Outros.

PEDIDO DE ORÇAMENTO

Open chat