Duto Magnético

O duto magnético é um equipamento de descontaminação e separação de resíduos ferrosos de outros materiais, sempre voltado para aplicações industriais.

É instalado em tubulações, onde é aplicado no processo de separação dos resíduos de metal de outros materiais.

O processo é executado por meio de duas placas magnéticas acopladas, que atraem e retém os resíduos metálicos.

Dentro do processo de descontaminação, esse equipamento tem particular aplicação na indústria alimentícia, o que inclui a indústria de cereais e rações.

O duto magnético pode ser aplicado em processos de reciclagem para purificação dos resíduos sólidos, que serão processados e novamente convertidos em matéria-prima.

Devido ao seu formato irregular, é ideal para aplicação em tubulações redondas ou retangulares, assim como em linhas de transporte por gravidade ou pneumáticas.

Para deixar mais claro a função da separação magnética dentro do processo industrial, a pureza da matéria-prima é fator chave de qualidade no produto final.

Porém, durante as diversas etapas do processo de produção e até da cadeia de suprimentos, o material pode ser contaminado, seja no ato da colheita, separação ou mesmo durante o processo de fabricação.

Elementos como pregos, parafusos e cavacos, por exemplo, podem gerar partículas ferrosas e se misturar aos demais materiais.

A fixação dos dutos de separação magnética é feita através de duas falanges acopladas às extremidades das placas magnéticas.

A utilização de duas placas opostas é para mitigar ao máximo a possibilidade de alguma partícula escapar à ação de separação magnética, garantindo, assim, a total descontaminação do material.

Os dutos magnéticos são construídos com: aço inox ou aço carbono pintado. Já as placas magnéticas são construídas com aço inox, material mais resistente a altas temperaturas e à oxidação, devido à sua sofisticada composição.

O ímã da placa pode ser de ferrite ou neodímio. As especificações do produto e suas dimensões variam de acordo com a aplicação e o tipo de material com o qual terá contato.

Aplicações do duto magnético

  • Indústria de reciclagem de papel, plástico, vidro e outros;
  • Indústria alimentícia, incluindo grãos, cereais e rações animais;
  • Indústria têxtil;
  • Indústria de moagem;
  • Indústria de plástico;
  • Indústria farmacêutica.

PEDIDO DE ORÇAMENTO

Open chat