Placa Eletromagnética

A função da placa eletromagnética é fixar corpos metálicos para que esses sejam submetidos a processos de eletroerosão. 

A eletroerosão é um modelo de usinagem em que as ferramentas mecânicas de corte são substituídas pela ação de descargas elétricas de capacitores.

As placas magnéticas de fixação são apropriadas para processos de usinagem. Funcionam por meio da atração exercida por ímãs de ferrite ou neodímio, que é distribuída harmonicamente por toda a dimensão da face superior de uma estrutura em forma de placa.

No caso das placas de fixação magnéticas, os ímãs são permanentes. O campo magnético é acionado por uma alavanca manual, que ativa e desativa a fixação do corpo de metal, que é fixado ao entrar em contato com o campo magnético.

O que é placa eletromagnética?

A finalidade da placa eletromagnética é a mesma, só que há diferenças na aplicação e no modo de ativação do equipamento.

Quanto à forma de ativação, a placa de fixação eletromagnética é acionada por meio de uma corrente elétrica. 

Quanto à aplicação, é apropriada a processos de eletroerosão e pode ser produzida com dimensões maiores que as placas de fixação magnéticas manuais.

As placas eletromagnéticas são as mais apropriadas, também, para a aplicação em retificadoras e outras condições em que há uma maior demanda por agilidade e produtividade.

As placas de fixação eletromagnéticas trabalham imersas em água e óleo lubrificante e o campo eletromagnético é acionado por meio de bobinas internas energizadas.

A ativação é feita a partir de um painel de comando, que gera a corrente necessária para produzir o campo eletromagnético. Esse painel tem a função também de proteger o equipamento e de regular o fluxo magnético.

O equipamento vem acompanhado de um cabo PP blindado, com opção de quadro de proteção, de um contador e de um relé térmico.

São produzidos em aço carbono e latão e suportam temperaturas de trabalho de até 100º C. As dimensões e formato do equipamento variam de acordo com a aplicação do mesmo.

Aplicação da placa eletromagnética para retífica

  • Metalurgia;
  • Indústria automobilística;
  • Retificadoras;
  • Outros.

PEDIDO DE ORÇAMENTO

Open chat