Eletroímã de Sucata

Embora o nome do produto sugira uma aplicação mais voltada para atividades como gestão e venda de sucatas, sistemas de descarte industriais e usinas de reciclagem, sua aplicação é bem mais ampla.

Os eletroímãs de sucata são equipamento essencial na indústria de transformação, onde é preciso fazer o transporte interno de grandes volumes de materiais ferrosos.

É o que acontece, por exemplo, nas unidades de açaria, onde a sucata de ferro é misturada com o ferro gusa para se transformar em aço.

Em setores de usinagem, da mesma forma, ocorre o transporte sistemático de volumes até o sistema de transformação de metal em produtos finais.

A utilização de equipamentos de transporte por fixação magnética não é uma novidade na indústria, mas vem se aperfeiçoando, gerando equipamentos cada vez mais eficazes, automáticos e autônomos.

Há duas formas de se obter essa força de atração, que permite a esses sistemas movimentar volumes, muitas vezes superiores em massa, de um ponto a outro. 

Uma dessas formas é a adoção de ímãs de ferrite, neodímio ou samário-cobalto. A outra é a geração de campos eletromagnéticos, usando a força da corrente elétrica.

Os sistemas que usam corrente elétrica são mais autônomos e podem atuar de forma contínua ou intermitente, dependendo da aplicação.

O que é eletroímã de sucata?

Um desses sistemas eletromagnéticos são os eletroímãs de sucata. Como o próprio nome já diz, é um sistema destinado a movimentar sucata dentro do parque industrial usando a força de atração de campos eletromagnéticos.

Pode estar presente em outras áreas, como em usinas de reciclagem, pátios e transportadoras de sucatas, canteiros de obra e muitas outras aplicações.

O eletroímã de sucata possui um núcleo eletromagnético composto por metais ferromagnéticos, que é revestido por uma estrutura contínua de aço carbono ao longo de sua extremidade.

É um equipamento de baixo peso, mas, devido ao material de revestimento, com alta resistência a impactos, corrosão e altas temperaturas, podendo operar em até 200°C.

Em sua parte superior, o eletroímã de sucata possui dois pontos de enganche, a partir do qual é feito o erguimento e movimentação dos volumes.

Aplicações do eletroímã de sucata

  • Movimentação de blocos e chapas metálicas;
  • Movimentação de sucata;
  • Operações de carga e descarga;
  • Outros.

PEDIDO DE ORÇAMENTO

Open chat