A grade magnética automática é a solução mais prática para a separação de metais!
São muitos os ramos industriais inseridos na atividade econômica e cada um possui suas peculiaridades.
Alguns processos são praticamente comuns a todo tipo de indústria, a começar pela extração, armazenagem e transporte da matéria-prima e outros insumos industriais.
Ao chegar à linha de fabricação, a matéria-prima passa por diferentes processos até chegar à concepção de um novo produto.
A matéria-prima passa por etapas de transformação em que é misturada com outros elementos, submetida a processos de trituração, prensagem, separação de impurezas e outros.
A separação ganha cada vez maior importância dentro do setor industrial, em decorrência do rigor cada vez maior dos controles de qualidade e da imposição de gerar produtos altamente competitivos.
No caso dos objetos e partículas ferrosas, que muitas vezes se misturam à matéria-prima, à matéria processada ou mesmo ao produto final, os prejuízos podem ser grandes, considerando desde a contaminação do produto aos danos causados por fragmentos aos equipamentos industriais.
Um separador magnético de impurezas é um tipo de equipamento que atende a determinadas condições de limpeza e purificação dentro dos processos industriais. Utiliza-se da força magnética de ímãs, que podem ser de ferrite, neodímio ou samário-cobalto, para atrair e reter esses elementos.
O que é grade magnética automática?
A grade magnética automática é uma espécie de separador magnético de impurezas ferrosas adotado em diversas atividades industriais.
Aplica-se a processos intermitentes e contínuos de separação, em que o fluxo seja mecânico ou gravitacional.
Seu principal diferencial é que se trata de um equipamento de acionamento automático programável, dispensando qualquer necessidade de intervenção humana em seu funcionamento, inclusive na limpeza, por isso é chamada de grade magnética de limpeza automática.
Compõem-se de dois flanges, um de entrada e outro de saída, que garantem o fluxo do material submetido ao processo de purificação.
Possui uma estrutura em forma de grade dotada de tubos magnéticos de fileiras duplas, com força magnética que vai de 4.500 a 12.000 Gauss, responsáveis por atrair e reter as partículas ferrosas.
Fabricados em aço inox, as grades magnéticas automáticas podem ser submetidas a temperaturas de até 250º C, sendo altamente resistentes à corrosão.
Aplicações da grade magnética automática
- Indústria de reciclagem de plástico e papel;
- Indústria alimentícia;
- Indústria química;
- Indústria farmacêutica;
- Indústria de construção;
- Outros.