O separador de chapas magnético otimiza os processos de trabalho.
As soluções em automação e semiautomação industrial seguem uma lógica muito visível, que é a multiplicação das habilidades e capacidades humanas.
Assim, é possível ter máquinas que fazem trabalhos repetitivos numa linha de montagem, que são capazes de produzir dezenas de vezes mais que um ser humano.
Equipamentos de movimentação e transporte de carga conseguem mover volumes dezenas de vezes superiores ao que seria capaz de fazer um grupo de seres humanos.
Tudo isso contribui para o aumento substancial da produtividade industrial, gerando mais produtos para a sociedade, com preços mais acessíveis e com melhor qualidade, já que os processos automáticos estão menos vulneráveis ao erro humano.
Os processos industriais são complementares e contínuos, de modo que a automação precisa ocorrer de ponta a ponta do parque industrial, sob a pena de serem gerados gargalos capazes de comprometer toda a operação.
Mesmo alguns processos que não são chave precisam de soluções capazes de escalar a rotina. É o caso, por exemplo, da separação de chapas.
É um processo presente em vários segmentos industriais, como a metalurgia, indústria automobilística, indústria aeronaval, automobilística e estamparia.
Ainda, de forma menos sensível para o andamento das demandas produtivas, está presente em oficinas de funilaria e pintura.
A separação manual de chapas parece algo bastante trabalhoso, principalmente quando se trata de corpos com maior volume e peso. O custo de tempo numa busca de um trabalhador pela placa correta em meio a um estoque gigantesco, sem haver mecanismos automáticos de separação seria, em um ambiente competitivo que requer agilidade, um verdadeiro desastre.
O que é separador de chapas?
O separador de chapas é uma das muitas soluções industriais que se utilizam da atração exercida por um campo magnético sobre corpos ferrosos.
Para isso, o separador de chapas se utiliza de ímãs de ferrite ou neodímio. Esses elementos magnéticos são dispostos para exercer atração a partir de uma placa vertical, de modo que essa atração é exercida de forma irregular.
Ao atraírem as placas de metal, fazem com que estas se dispersem em forma de leque, tornando-se mais fácil identificá-las e removê-las.
Podem conter base para fixação e alça na parte traseira da placa. São feitas em aço carbono ou aço inox e possuem força magnética que pode chegar a 3.500 Gauss.
Aplicações do separador de chapas
- Oficinas de funilaria;
- Metalurgia;
- Indústria automotiva;
- Indústria aeronaval;
- Outros.