Embora seja um equipamento extremamente útil para dar suporte a operações industriais complexas, principalmente na metalurgia, a placa de fixação magnética possui um conceito simples.
Trata-se de uma estrutura, formada por uma base, com alta capacidade de atração magnética. Por isso é tão utilizada na indústria metalúrgica, em processos de usinagem, em que é feita a transformação de metal em objetos, inclusive os menores, como as porcas e parafusos.
A aplicação desse tipo de equipamento está mais ligada a máquinas como: tornos, máquinas de eletroerosão, centros de usinagem, fresas e retíficas (convencionais e CNC).
No entanto, a placa magnética manual atende a qualquer situação em que haja necessidade de fixar metais ferrosos a uma base.
A grande vantagem das placas de fixação magnética é que elas dispensam recursos como presilhas, garras, tirantes, parafusos e porcas, sendo um equipamento muito simples e fácil de manusear.
Além disso, é possível usinar peças que excedam as dimensões da placa magnética de fixação, o que não é possível com outros dispositivos de fixação. É necessário, apenas, fixar a base da placa para que ela não se mova durante o processo de usinagem, comprometendo o resultado.
O mecanismo de atração e fixação são os ímãs de ferrite ou neodímio, que estão dispostos no equipamento de modo a distribuir a força de atração por todo o campo de contato com a base do objeto a ser usinado.
Para ativar ou desativar o mecanismo de fixação basta acionar a alavanca de fixação, girando-a até a posição ON. Ao final do processo, basta retornar a alavanca para o OFF, desmagnetizando a face magnética de contato e liberando o objeto processado.
A capacidade de retenção é de 5 a 10 quilos por cm².
O que é a placa magnética manual?
A placa magnética manual é uma base de fixação para corpos metálicos, que utiliza a força magnética de ímãs de ferrite ou neodímio para fixar esse corpo à face magnética.
É composta, além da estrutura feita em aço carbono e latão, que pode ter diferentes formatos e tamanhos, de acordo com a necessidade operacional, de uma alavanca de acionamento do campo magnético.
Aplicação da placa magnética de neodímio ou ferrite
- Metalurgia;
- Indústria automobilística;
- Retificadoras;
- Outros.