O gancho magnético é um equipamento bastante versátil em termos de utilização. Pode ser utilizado em estabelecimentos comerciais, hotéis e residências, seja como recurso de fixação de estruturas leves, seja como solução para a organização de ambientes e exposição de produtos.
Como elemento de fixação, pode ser utilizado como parte da estrutura de painéis luminosos e decorativos, letreiros de lojas, banners e suspensões de luz e som.
Como utilitário, o gancho magnético pode aparecer em escritórios, residências ou outros estabelecimentos, comerciais ou não, para pendurar objetos, como bolsas, utensílios de cozinha, materiais de escritório e outros.
A força de sustentação depende da posição em que o ímã é fixado, mas a força de retenção individual pode variar, de acordo com o ímã adotado, podendo chegar a 40 kgf.
O potencial de fixação pode ser ampliado com aplicação em superfícies limpas e preferencialmente com espessura mais densa, pois tais condições favorecem o desempenho do gancho magnético.
A fixação do gancho magnético só é possível em superfícies ferromagnéticas, com as quais é possível obter a sinergia de atração entre os corpos. Dentro da sua aplicação, porém, é um dos mais poderosos elementos de fixação e sustentação.
É que os ímãs aplicados exercem uma força de atração sobre superfícies ferromagnéticas que é muitas vezes o valor da sua massa, estando, por isso mesmo, presente nas mais diversas aplicações industriais, como fixação, transporte e limpeza.
O que é gancho magnético?
O gancho magnético é um equipamento apropriado para a utilização em superfícies ferromagnéticas.
Sua estrutura é feita de aço carbono, com face de fixação e gancho, cada qual em uma das extremidades.
A fixação é feita com a utilização de ímãs de neodímio ou ferrite, responsáveis por criar o campo magnético, enquanto o gancho é feito de aço.
É preciso verificar as variações de capacidade de retenção de peso e as dimensões dos ganchos magnéticos para adequá-los à aplicação.
Aplicação dos ganchos magnéticos
- Escritórios comerciais;
- Residências;
- Hospitais;
- Cozinhas industriais;
- Gráficas;
- Empresas de decoração e comunicação visual;
- Hotéis e pousadas;
- Estabelecimentos de varejo físico;
- Feiras e exposições;
- Outros.