A grade magnética manual é essencial para a separação de impurezas!
A produção industrial é um conjunto de processos que compreendem da extração da matéria-prima da natureza, passando pelos processos de logística, à entrega do produto final.
Ao longo de todos esses processos há uma série de cuidados que precisam ser tomados para que a qualidade e integridade do produto final sejam garantidas.
Durante todo esse processo a separação de impurezas presentes nos materiais é uma necessidade que se faz presente, principalmente em certos ramos da indústria que lidam com o consumo humano, particularmente a indústria alimentícia.
Materiais líquidos ou sólidos precisam ser purificados com a filtragem de elementos químicos, biológicos ou ferrosos.
A separação magnética é o processo industrial utilizado para a eliminação das partículas ferrosas dos insumos, da matéria processada e do produto final.
Pode ser feita usando diferentes equipamentos, inclusive no mesmo processo industrial, de acordo com as necessidades e características desse processo.
O que é grade magnética manual?
A grade magnética manual é um dos muitos métodos de separação magnética, que tem como principal característica a versatilidade, já que pode ser construída em diversos tamanhos e formatos.
As grades magnéticas são equipamentos produzidos em aço inox, o que as torna bastante resistentes à oxidação e a temperaturas extremas.
Pode utilizar diversos tipos de ímãs. Os de ferrite são capazes de reter impurezas de até 1 mm, enquanto os de neodímio (grade magnética neodímio) são capazes de reter partículas ainda menores.
Os ímãs de samário-cobalto, por sua vez, permitem que o equipamento atue em temperaturas de até 550º C, sem perder consideravelmente sua força magnética.
O equipamento é capaz de reter de objetos a minúsculas partículas ferrosas, evitando, dessa forma, danos a equipamentos provocados, por exemplo, por pregos que se misturam aos materiais, assim como contaminação do produto final com fragmentos de metais ferrosos.
O material ferroso é atraído para os tubos magnéticos, que ficam na extremidade do corpo dos dutos, que são dispostos paralelamente e retém as partículas, liberando o fluxo do material purificado.
Aplicações da grade magnética manual
- Indústria de cerâmica;
- Indústria de reciclagem;
- Usinas de açúcar;
- Indústria plástica;
- Indústria química;
- Indústria de cimento;
- Indústria de medicamentos;
- Indústria alimentícia.