O tambor magnético é muito útil nos processos de descontaminação.
A automação industrial, embora seja um traço típico da própria atividade e esteja presente desde o surgimento da indústria, é um processo que segue seu fluxo ainda nos dias atuais, incorporando novas soluções, aumentando a produtividade e transformando a rotina das empresas.
A atividade industrial é repleta de processos que se cruzam, se comunicam e se continuam. Quando um processo apresenta deficiência pode gerar gargalos que comprometam toda a qualidade e agilidade da produção.
Os processos de separação industrial englobam desde a extração e transporte da matéria-prima até a conclusão do processo de fabricação. São diversos os resíduos orgânicos e sólidos que podem contaminar o material em processamento.
Entre esses agentes estão os resíduos químicos, agentes biológicos e os metais. Observe que são três elementos regularmente acusados de trazerem prejuízo à saúde do ser humano.
Tudo isso pressiona as autoridades de saúde e qualidade, assim como as próprias empresas. A indústria enfrenta, portanto, uma legislação dura e a fiscalização regular de suas instalações e operações.
O que leva as próprias empresas a adotarem controles ainda mais rígidos de saúde e qualidade.
No caso dos metais, além dos riscos que representam à saúde, ainda há a questão de se contaminar o produto final e até gerar danos nas máquinas de produção, já que estamos falando de elementos como pregos, porcas, parafusos e pedaços de chapas de metal que se misturam com o conteúdo industrial.
Além, obviamente, das partículas ferrosas, que são pouco visíveis e cuja separação seria quase inviável com processos manuais.
O que é tambor magnético giratório?
A descontaminação do conteúdo industrial por partículas ferrosas é feita com a utilização de diferentes equipamentos, que se adaptam às necessidades de cada segmento e às peculiaridades do processo produtivo.
O tambor magnético giratório é um desses equipamentos, bastante utilizado em processos de descontaminação de carga seca e cujos processos de transporte são gravitacionais.
Consiste numa estrutura em forma de cilindro, produzida em aço inox ou aço carbono, com ímã de ferrite, neodímio ou samário-cobalto em sua parte posterior.
A força magnética exercida por esses ímãs pode chegar a 4,5 mil Gauss. O tambor magnético captura os resíduos ferrosos e o dispositivo giratório elimina esse material, enquanto o conteúdo industrial segue o seu caminho.
Aplicações do tambor magnético
- Indústria de construção;
- Indústria alimentícia;
- Indústria de plástico;
- Indústria de reciclagem;
- Outras.