Um levantador magnético padrão é uma solução prática para a movimentação de volumes.
Um dos princípios da automação industrial é produzir soluções que multipliquem a capacidade humana. Quanto mais capaz de potencializar essas capacidades, mais as máquinas e equipamentos contribuirão para alcançar os objetivos de toda empresa do setor industrial.
A automação e semiautomação de processos industriais atendem à finalidade de aumentar a produtividade, eliminar gargalos, reduzir custos e aumentar a lucratividade do negócio.
Um dos elementos que faz diferença em indústria pesada é a força. Essas empresas, em sua rotina, precisam mover e transportar grandes volumes, sendo esses processos essenciais para o andamento das operações dentro das expectativas de agilidade e continuidade.
É o que acontece, por exemplo, na indústria metalúrgica, quando grandes blocos e chapas metálicas precisam ser movidas para atender às etapas produtivas. Há situações em que a força humana seria insuficiente para movimentar determinados volumes, que podem chegar a pesar toneladas, como é fácil supor ser comum, por exemplo, nas indústrias naval e aeroespacial.
No caso do metal pesado, a solução mais prática é o uso da atração magnética. Até porque a força de atração substitui mecanismos mais complexos de fixação. Sem contar com a previsibilidade da atração magnética, já que os ímãs exercem atração contínua sobre corpos ferrosos (ímã levantador magnético).
O que é levantador magnético padrão?
O levantador magnético padrão, também chamado de levantador magnético permanente ou manual é uma ferramenta com grande poder de aplicação de força aos processos de movimentação e transporte de volumes de metal dentro do pátio industrial.
Um levantador magnético padrão pode erguer volumes que cheguem a 3 toneladas. São, portanto, equipamentos indispensáveis dentro do processo produtivo da indústria pesada, assim como setores que movimentam sucata ferrosa, como indústrias de reciclagem e pátios de armazenagem.
O levantador magnético manual é acionado por alavanca de forma bem prática, conta com duas travas de segurança, ímãs de neodímio em seu núcleo magnético e estrutura externa em aço carbono. O sistema de suspensão é constituído de um olhal móvel e o levantador é capaz de operar em temperaturas de até 80ºC.
Aplicações do levantador magnético manual
- Indústria de transformação;
- Funilarias;
- Indústria de reciclagem;
- Metalurgia;
- Unidades de usinagem;
- Processos logísticos;
- Outros.